Diário de resiliência
- Abigail Valentini
- 24 de mar.
- 3 min de leitura
Estava relendo meu diário esses dias e reparei o quão frequentemente eu desisto.
Não porque desanimo fácil, na verdade sou persistente e não me entrego diante de qualquer obstáculo. Mas reparei que no meu caderno de diário eu começo muitos dias com alguma frase do tipo estou-muito-cansada-pra-continuar e termino o relato do dia com um não-dou-mais-conta-disso. Alguém mais?
Eu notei também alguns fatores que me levaram a este estado mental. As vezes estavam relacionados ao ambiente, as vezes a mim mesma. Destaquei a falta de conhecimento, de possibilidades, de sentido, as vezes falta de apoio, a importunação de alguém, o desprezo e até condutas abusivas das pessoas na convivência.

Só que a mesma quantidade que encontrei de desistências no meu caderno, encontrei de novas tentativas. Algumas páginas estavam cheias de ideias, de possibilidades e de novas intenções otimistas. Ao me deparar com isso, mil coisas me passaram na cabeça: O que acontece aqui? Será que é só comigo? Pareço uma montanha russa! Não tem solução? A vida é assim mesmo? O que acontece entre uma página e outra?
Porque continuar em frente?
Fiquei pensando. Acredito que resolvemos problemas criando. E para mim, um dos três pilares da criatividade é a resiliência. Não criamos nada sem resiliência. Pessoas que fizeram grande diferença no mundo, fizeram por resiliência. Mesmo as pequenas conquistas e simples soluções acontecem pela resiliência de algum ser humano.
A resiliência também é uma das características de pessoas com altas habilidades. Segundo os pesquisadores Joseph Renzulli e Sally Reis, que escreveram um guia pratico de desenvolvimento de talentos, pessoas com altas habilidades possuem algo como se fosse um compromisso interior, uma motivação intrínseca que gera persistência, concentração e perseverança.
Aí fiquei repassando várias situações e consegui destacar algumas atitudes prática que me fazem interromper os pensamentos de desistência e continuar em frente. Essas atitudes não eram totalmente conscientes até agora, mas parando para analisar eu consegui até fazer uma lista delas!
7 coisas práticas que me levam à resiliência no dia a dia:
Manter contato diário com o Criador. Leitura e oração. Mesmo que de tão arrasada, a única coisa que eu consiga falar seja uma frase.
Ouvir minha galeria de heróis, que são pessoas que me inspiram.
Reler minhas resoluções pessoais.
Estabelecer um plano realista para o dia de hoje, a partir do que eu consigo suportar, sem tentar resolver coisas grandes.
Fazer o que tem que ser feito sem esperar emoções radiantes ou algo de bom durante o processo.
Disciplinar o pensamento para me manter no que está ao meu alcance.
Ficar em silencio, ouvir mais e não reclamar.
A gente usa resiliência quando não temos mais nada para dar, quando não sobra força, nem ideia para usar! Meu diário é a prova de quantas vezes me sinto assim!
Então estou te contando isso porque se você esta neste ponto, sem motivação para fazer qualquer coisa, seja desde aprender a pintar, ou atravessar um enorme problema de saúde, espero que essas atitudes te inspirem a tentar novamente e seguir em frente devagar! Afinal esta não é só mais uma lista qualquer de coisas para tentar, ela é uma parte real da vida de alguém que, embora desanime, nunca desiste!
Se você também é resiliente, me conta quais as suas atitudes práticas, e vamos ajudando um ao outro aqui!
コメント